03/12/2011

[Cinema] Akira Kurosawa e Os Sete Samurais

"O Japão não compreende muito bem que uma de suas conquistas mais significativas está no cinema."
Akira Kurosawa


Se hoje em dia temos a oportunidade de conhecer a cultura oriental no cinema, o grande responsável por isso é Akira Kurosawa. Ele abriu as portas do mundo à cultura cinematográfica da região, mesmo com a chegada de importantes cineastas japoneses antes de sua explosão.


Ironicamente, nem esse reconhecimento internacional foi suficiente para que Kurosawa fosse reconhecido dentro de seu próprio país, sendo considerado um cineasta de segunda categoria por seu próprio povo. Chegou inclusive a tentar suicídio, quando não conseguiu juntar dinheiro para realizar um de seus filmes. Desistiu depois, quando jovens cineastas norte-americanos resolveram tomar uma iniciativa e financiá-lo - leia-se, por esses cineastas, nomes importantes nos dias de hoje, como Steven Spielberg, George Lucas, Martin Scorsese e Francis Ford Coppola.

Talvez um dos fatores que tornem seus filmes tão grandes seja o valor que ele dá às pequenas coisas da vida.

E, por tratar de questões filosóficas como honra, amizade, expondo assim pensamentos orientais e popularizando uma cultura tão fechada quanto a japonesa, talvez esse tenha sido um dos principais fatores que levaram à sua rejeição interna. O que é uma pena, pois não é preciso olhar com cuidado para perceber o amor com que sempre tratou seus temas e onde eles se passavam.


Os Sete Samurais



A história se passa no Japão feudal do século XVI, durante a era Sengoku. Nessa época os habitantes de uma aldeia de lavradores sofriam freqüentes ataques de bandidos, que os matavam, levavam suas mulheres e saqueavam sua produção de alimentos. Em função destes ataques, os produtores rurais dessa aldeia vivem em grande miséria. O filme conta como esses lavradores decidem resistir aos ataques dos bandidos. O velho samurai chamado Kambei (Takashi Shimura) é contratado para defender essa aldeia indefesa. Contando com a ajuda de outros seis samurais, Kambei treina os moradores para resistirem à um novo ataque, que deve acontecer muito em breve.

Com incrível atuação de Toshiro Mifune , a obra-prima de Kurosawa é a tradução de sua genialidade e sensibilidade. Questões filosóficas e cenas espetaculares fizeram deste filme um referencial e um verdadeiro clássico do cinema. Um épico dos melhores.


E ai curtiu? Comenta ai! Siga nosso twitter e curta nossa página no Facebook ao lado!

2 comentários:

Anônimo disse...

seven samurai é mto legal mesmo

Sofia J. disse...

Akira Kurosawa é genial. Os Sete Samurais é com certeza sua obra-prima.