14/04/2010

[Cinema] Os Famosos e os Duendes da Morte

Esse mês estreou o primeiro longa do cineasta Esmir Filho (diretor do famoso "tapa na pantera"), Os Famosos e os Duendes da Morte.
Baseado no livro homônimo de Ismael Caneppele (Música Para Quando as Luzes se Apagam), o filme conta a história de uma cidade em que cada um e seus habitantes sonha em segredo. O menino sem nome conhece a garota sem pernas, que lhe mostra um mundo no qual ele embarca como alguém que nunca deseja voltar à realidade. Para o menino, a vida virtual é a única verdade. Mas a garota parte para outro mundo, deixando imortalizada sua história em vídeos e fotos na Internet. A partida da única pessoa da cidade com quem ele se identifica deixa o menino ainda mais sozinho, até o surgimento de Julian, uma figura misteriosa que desencadeia uma série de acontecimentos em sua vida, até então previsível.
Os Famosos e os Duendes da Morte é um filme sobre os jovens que não tem a internet como um passatempo, mas como uma opção existencial. Segundo o diretor Esmir Filho, o processo seletivo dos atores foi através da Internet, em sites como Fotolog e Flickr. Em entrevista a uma programa de televisão o cineasta disse: "primeiro eu queria entender quem era essa 'galera virtual', depois eu fui conhecê-los pessoalmente e descobrir quem era o 'eu real' deles, o que cada um queria mostrar ao mundo".
O filme tem cenas arrastadas que, segundo alguns críticos, faz o espectador sentir a angústia do protagonista naquela pequena cidade aonde as coisas demoram para acontecer. “O primeiro vídeo do filme se chama ‘Respiro’ e mostra a menina sendo sufocada. Para mim simboliza o filme inteiro (...) Eu fui muito fiel ao tempo que eu vivi lá. Você usa Internet e algumas coisas te fazem caminhar mais rápido e outras que te dá àquela angústia mesmo”. Contou em entrevista o diretor Esmir Filho.
O filme tem muitas referências à música de Bob Dylan, além de ser a trilha sonora (essencial) do filme, é o nome que bloga o protagonista, Mr. Tambourine Man, e a morena que assina como Jingle Jangle.
Os Famosos e os Duendes da Morte tem uma ótima passagem em festivais, como o prestigiado Festival de Berlim de 2010. Além de ser o vencedor do Festival do Rio de 2009.
Abaixo você vê o trailer e a entrevista do diretor Esmir Filho na televisão.

6 comentários:

Thainá disse...

Eu quero muito ver esse filme *-*

Cah disse...

MEU DEUS QUE FODA *-*
amei muito muito muito mesmo

Myrian disse...

eu quero assistir!
parece bem interessante =]

ideias vestíveis disse...

Opaaa, já gostei do que li por aqui sobre esse filme :-) agora fiquei curiosa e quero assistir. :*

Anônimo disse...

Sinistro...


Mr. Tambourine Man é uma puta musica, o Hunter Thompson curtia ela.

Unknown disse...

Nooooooooossa, mas acredito que vou gostar de assistir.

Bjins!!!